Natureza Perfeita tem o primeiro encontro do ano

Natureza Perfeita tem o primeiro encontro do ano

Na manhã de sexta-feira, dia 13 de janeiro, aconteceu o primeiro encontro do Programa Natureza Perfeita, do Plasc. Cerca de 30 gestantes participaram da reunião, que iniciou com a fala da fisioterapeuta Natália Damasceno na palestra “Corpo da mamãe: onde tudo acontece”.

Em seguida, as gestantes participaram de uma visita guiada à maternidade da Santa Casa, orientada pela enfermeira coordenadora das áreas materno-infantil do hospital, Fabiana Valadares. Lá, elas conheceram o quarto do Natureza Perfeita, uma sala de parto completa.

A Roda de Conversas com a equipe encerrou o encontro. Além de Fabiana, participaram os obstetras Rafaela Gusmão, Fernanda Franco, Rosely Bianco e Túlio Reis. Neste momento, as mamães e acompanhantes tiraram dúvidas.

O Natureza Perfeita é um projeto do Plasc em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em prol do parto adequado. Ele é exclusivo para clientes Plasc que possuem plano com cobertura hospitalar. Mensalmente as gestantes inscritas participam de encontros com profissionais de saúde de diversas áreas que orientam sobre gestação, parto, amamentação e cuidados com o bebê.

 

Equipe e estrutura garantem parto humanizado e seguro

O parto normal, nos casos em que é indicado, apresenta menores riscos para a mãe e seu filho. Não possui intervenções cirúrgicas, diminuindo as chances de uma infecção ou hemorragia. Sem cortes, sem cicatriz e com recuperação mais rápida.

A Santa Casa de Juiz de Fora possui um espaço aconchegante, voltado para o bem-estar das futuras mamães. O apartamento do Natureza Perfeita já é preparado para que a mãe não precise ser transferida de quarto antes, durante e, quando possível, depois do parto. Tudo acontece no mesmo local.

O leito possui uma cama adaptada para o parto normal, Bola de Bout para movimentação da pelve durante as contrações, Escada de Ling para dar à mãe mais flexibilidade e chuveiro com água quente para alívio da dor. No mesmo espaço, há um berço de calor irradiante e balança, para a avaliação clínica do bebê logo após o nascimento.

A Santa Casa e o Plasc ainda possuem uma equipe especializada, formada por enfermeira obstétrica, técnicos de enfermagem, médicos obstetras e pediatras, para dar todo apoio para mãe e bebê.

 

Veja todas as fotos no Facebook da Santa Casa e do Plasc.