Plasc implementa programa de qualificação para rede prestadora


O Plasc está em fase de implementação do programa de qualificação do SCORE Rede® – o Crescendo Juntos –  que consiste na fixação de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da atenção à saúde oferecida pelos prestadores à toda área de atuação do Plasc.

Produzir e assegurar saúde é um trabalho constante, bem como, conhecer e monitorar a rede prestadora possibilitará a efetivar a missão do Plasc.

O objetivo do Programa de Qualificação Crescendo Juntos é diagnosticar a situação da rede prestadora por meio de visitas técnicas qualificadas, contribuindo para a excelência assistencial, o aprimoramento técnico e a sustentabilidade da rede. Confira abaixo ações específicas do programa:

 

•          Verificar a implantação do Plano de Segurança do Paciente.

•          Avaliar a adoção de políticas de notificação para relatar eventos adversos relacionados à assistência à saúde.

•          Aferir a adoção de protocolos e diretrizes clínicas e protocolos de segurança do paciente baseados em evidências e validados por entidades nacionais e internacionais de referência.

•          Monitorar os padrões de qualidade e segurança da rede via indicadores.

 

A participação a este programa de qualificação se aplica a toda rede prestadora do Plasc. Este programa possibilitará um maior engajamento das partes interessadas, cujo foco é a segurança do paciente. Proporcionará maior confiabilidade nos atendimentos, aprimorando a capacidade de escolha dos beneficiários e das instituições, fortalecendo as relações de parceria.

Tendo em vista as exigências definidas pelos órgãos regulamentadores e a preocupação constante que o Plasc tem em garantir um atendimento seguro, confiável e qualificado, a operadora incentiva a qualificação dos prestadores.

A busca constante pela qualificação, vai de encontro com a RN 405/2016 da ANS. Esta resolução normativa institui o Programa de Divulgação da Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar que é monitorado pela ANS, bem como atender a RN 452/2020 da ANS.

Este programa tem como objetivo o uso de indicadores de monitoramento de qualidade assistencial e o apontamento dos padrões de referências que possibilitarão o desenvolvimento da melhoria contínua nos processos em busca dos melhores resultados em saúde.

A criação do Programa de Qualificação e Acompanhamento da Rede Prestadora contribuirá para que o Plasc possa intensificar sua referência em gestão da saúde.

A metodologia adotada para avaliação da rede credenciada pelo SCORE Rede® mede a qualidade do serviço tendo como referência as seguintes dimensões: segurança, conforto e experiência no cliente.

Cada vez mais a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e outros organismos regulamentadores da saúde exigem que as operadoras de planos de saúde e empresas do ramo não só ofereçam, mas promovam a saúde.

 

Fique por dentro de todo o processo acompanhando os canais de comunicação da operadora.

Outras informações: 3257-9086